Antiginástica

A Antiginástica é um método original de bem estar, que permite a cada um se conhecer melhor, se apropriar e habitar seu próprio corpo. Ela foi criada no começo dos anos 70, pela fisioterapeuta francesa,  Thérèse Bertherat autora do best-seller: O corpo tem suas razões. Os movimentos propostos são sutis, precisos e rigorosos.

Eles levam em conta os pensamentos, emoções e afetos, respeitando a integridade da estrutura corporal, particularmente, as leis mecânicas do corpo, descobertas pela fisioterapeuta francesa Françoise Mézières. O método se aplica ao ser integral, corpo, mente e espírito intimamente interligados.

No curso das sessões, você vai aprender como se desvencilhar de uma série de crispações, encurtamentos, dores musculares e articulares que o fatigam, o comprimem e que reprimem seus impulsos. Você vai descobrir como ao longo da sua vida, seu corpo sutilmente se organizou, se protegeu e se adaptou. Vai aprender a ter percepção e conhecimentos mais justos e mais autônomos sobre ele.

O profissional guia seus clientes com suas palavras. Ele se utiliza de imagens e conduz a sessão como se contasse uma estória. Em dados momentos, o participante pode tomar a palavra e expressar suas sensações, emoções e a reflexão têm seu lugar.

Para facilitar os movimentos ou para ajudar a perceber as diferentes partes do corpo, são utilizados bastões de madeira, bolas de cortiça e almofadas cheias de sementes de painço ou trigo , que batizamos de “Doudous e duduzinhos”.